Sintam-se em casa!

16 Out 2019
A Casa de Repouso Novo Gileade não é uma clínica ou qualquer tipo de local de internamento, nossa proposta é proporcionar um espaço onde os idosos possam ser acolhidos e protegidos por nossa equipe garantindo-lhes boa saude e qualidade de vida sentindo-se em casa, por isso nos preocupamos acima de tudo em escutar e atender ás necessidades particulares dos idosos na medida do possível. O que gostariam de fazer? Receber visistas? Comer aquela refeição saborosa da infancia? Almoçar fora com a familia? Tomar aquele chimarrão quentinho de manhã? Passear pelo bairro acompanhado de um cuidador? Assistir sua programação de TV ou ao jogo de sua seleção favorita? Ouvir aquela musica que mexe com você via internet? É pra já! Sintam-se em casa!

Risco de queda é maior se a pessoa já caiu e toma muitos medicamentos

17 Nov 2013
Todo mundo já caiu alguma vez na vida. Mas como identificar se essa queda é apenas uma distração ou por causa de um obstáculo na rua ou algo mais preocupante? É importante saber que levar um tombo pode ser um simples acidente, mas pode ser também um sinal de problema de saúde.
Dados mostram que as quedas são a principal causa de morte de idosos no Estado de São Paulo – em até 44% dos casos, as consequências podem ser graves. E não são só os mais velhos que sofrem com o problema, mas também crianças menores de 5 anos, como explicou o ortopedista.

De acordo com a fisioterapeuta Laura Proença, o risco de queda aumenta se a pessoa já caiu. Além disso, se ela toma 4 ou mais remédios continuamente, como calmantes e laxantes, ou se tem problemas e doenças associados, como dificuldades de visão, hipoglicemia, depressão, incontinência urinária, osteoporose e até mesmo diabetes descontrolada, a chance de cair também pode aumentar.
Por isso, é preciso investigar a origem da queda, também porque nos idosos, ela pode ser o início do processo degenerativo do corpo. Entre as lesões mais preocupantes, estão as fraturas de fêmur, punho e quadril. No entanto, como explicou o ortopedista, já existem cirurgias e próteses que permitem que o paciente volte a andar em poucos dias.

Para evitar que as quedas voltem a acontecer, a dica é treinar o equilíbrio e a musculatura com exercícios simples no dia a dia, que já aumentam a resistência e reduzem o risco de quedas. Há ainda a possibilidade de exercícios que "ensinam" a cai. Segundo o reeducador do movimento Ivaldo Bertazzo, saber cair é importante para evitar lesões maiores e consequências mais graves.

Exercício físico ajuda a diminuir dor no corpo causada pela fibromialgia

10 Nov 2013
A fibromialgia é uma síndrome que aumenta a sensibilidade e faz com que o paciente sinta dor em todo o corpo, mesmo sem nenhuma lesão.

Apesar de não ter cura, esse problema não é fatal e não causa danos às articulações, músculos ou órgãos internos. Porém, é bastante incômodo e, por isso, a principal recomendação para aliviar as dores é a prática regular de atividade física.

Ao se exercitar, o corpo libera endorfina e neurotransmissores com ação analgésica no sistema nervoso central, diminuindo a dor. Além disso, os exercícios ajudam também a melhorar o sono e o humor do paciente, que normalmente fica alterado por causa da síndrome. No entanto, os médicos alertam para a importância de realizar uma avaliação antes de começar uma atividade física, que deve ser individualizada e prescrita por um médico.